Missão internacional da UEMS junto a Universidades da América Latina fortalecerá projetos estratégicos para MS

Parceria entre Universidades Argentina e do Chile busca excelência acadêmica e transformação regional

Por:Imprensa UEMS 27/03/2024 09:23

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), como instituição de educação superior norteada pelos eixos de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, tem desenvolvido projetos de destaque com foco no desenvolvimento local e macro regional, com forte eixo na Rota Bioceânica. Nesse cenário, na semana de 18 a 22 de março de 2024 a UEMS realizou uma missão internacional em universidades latino-americanas para promover a colaboração acadêmica internacional e fortalecer projetos estratégicos para o Mato Grosso do Sul.

A comitiva UEMS foi composta pelo reitor, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, a diretora de Relações Internacionais (DRI), Profa. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço, e o diretor de Infraestrutura (DINFRA), Alencar Ferri.

A missão para propulsionar a colaboração nas universidades da América Latina discutiu pautas e alinhou projetos para fortalecer os laços acadêmicos e promover a pesquisa colaborativa em torno de demandas locais das instituições e interesses estratégicos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante a missão foram alinhadas frentes de cooperação em torno de tecnologia e inovação, intercâmbio, formação linguística, intercâmbios e duplas titulações, ações de extensão internacional, pesquisa e formação no eixo da Rota Bioceânica.

O reitor Laércio Alves de Carvalho acredita que essa missão tende a promover “não apenas a excelência acadêmica na região, mas também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do Mato Grosso do Sul e dos países latino-americanos envolvidos na cooperação internacional. Esta missão internacional realizada pela comitiva UEMS reflete o compromisso com a cooperação acadêmica e o reconhecimento do potencial das universidades latino-americanas como centros de excelência e transformação regional”, destaca.

Para a responsável pela DRI/UEMS, “as universidades participantes das discussões durante essa semana estão localizadas na Argentina (Universidade Nacional de Misiones – UnaM), Paraguai (Universidad Nacional del Este – UNE) e Chile (Universidad Arturo Prat – UNAP) e estão comprometidas em compartilhar conhecimentos, experiências e recursos para impulsionar a excelência acadêmica, a inovação e a internacionalização em toda a região latino-americana” pontua Rosenery. Com informações da DRI/UEMS.